Deus Lhe Ou O Abençoe? Não Passe Mais Vergonha!

Já tive várias dúvidas acerca de algumas palavras que devem ser ditas e escritas corretamente. A língua portuguesa é muito complexa e difere muitas situações para cada tipo de frase, o que a torna difícil de saber todas elas. Porém, com um pouco de busca e informação conseguimos aprender e isso é de suma importância para cada indivíduo, não somente para quem estuda a língua, quem é professor(não pode errar nunca) como também cada pessoa. Uma palavra correta faz toda a diferença em sua comunicação.

Hoje quero apresentar uma delas. Essa será a primeira de várias que irei postar aqui no meu blog, por isso, fique à vontade de sempre estar dando uma olhadinha por aqui. 

Mas, qual a maneira correta de pronunciar: Deus lhe abençoe ou Deus o(a) abençoe?

Para as duas frases é necessário duas situações diferentes, veja o exemplo que você entenderá melhor;

Quando eu me refiro diretamente à pessoa eu tenho que dizer: Deus o(a) abençoe. Essa é a forma correta e não Deus lhe abençoe. E porque? Porque exige-se a regência direta e também o verbo abençoar aqui é verbo transitivo direto. Outro ex.: Sandra ouviu o pastor o abençoar na cerimônia (não lhe abençoar).

* A forma também Deus te abençoe é correta, mas coloquial em nossa linguagem. Ela se refere à pessoa diretamente. O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa.

Quando me refiro a seu ou dele utilizo o pronome lhe. Você só vai utilizar o lhe quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. Essa é a forma correta. Outros exemplos: Deus lhe abençoe a casa que irá morar. 

Gostou? Então, compartilhe!!!

Até a próxima!
4 comentários

Postagens mais visitadas