Deus O Chama Até O Monte Moriá...



Essa semana fiquei refletindo a respeito de sacrifícios. Todos nós nos sacrificamos por alguma coisa, mas muitas vezes, não o fazemos com o devido amor e prioridade. Lembrei-me do episódio de Abraão que Deus havia pedido para sacrificar a pessoa que ele mais amava, seu único filho Isaque. Essa é uma das passagens da bíblia que mais reflete como Deus quer que o tenhamos como a mais alta prioridade e demonstração de todo o nosso amor à Ele. Não porque Ele manda, mas por nossa própria decisão de colocá-lo onde Ele sempre deveria estar em nosso coração: em 1° lugar! Será que realmente o temos colocado nessa posição? Deus o chama até ao Monte Moriá...Ele um dia me chamou e talvez o está chamando também.

Sacrifício no dicionário Aurélio significa: "abandono forçado ou voluntário daquilo que nos é precioso; renúncia". Foi justamente isso que Abraão fez ao receber a ordem de Deus. Deus o queria chamar à prova de seu amor por Ele através daquele a quem ele mais o colocava como prioridade, o seu único filho. Esse relato se encontra em Gênesis 22:1-19. Ao ler você se questiona: Como Deus dá um filho e agora o pede como holocausto? Penso que em um momento da vida de Abraão(assim como em nossa vida ocorre também) ele havia tido Isaque como uma grande devoção, como sua preciosidade, talvez ele o tivesse colocado no lugar em que Deus deveria estar. Por isso, Deus queria prová-lo, queria que Abraão provasse quem era a prioridade: Seu filho ou Ele? Quem é a prioridade em sua vida?

Interessante que Isaque não era uma criança. A bíblia relata em Gênesis 22: 5 que Isaque era um rapaz. Ele já tinha a noção do que era sacrifício naquela época, do que era um holocausto, lenha, brasas para o fogo, faca e o cordeiro. Tanto que ele mesmo perguntou a seu pai: "as brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?". Ele já sabia. Observe que esse mesmo episódio ocorreu há 2.000 anos quando Deus ao demonstrar o seu amor por nós, sacrificou o seu único filho, Jesus Cristo. 

Abraão subiu ao Monte Moriá como Deus ordenara. E assim aconteceu. Estava disposto a sacrificar seu único filho, mas Abraão também tinha a certeza de uma coisa e é o que ele responde a seu filho:" Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto"(Gen.22:6). Abraão entendia que acima de seu amor à seu filho, ele amava muito mais a Deus. E foi o que ele provou!

Deus o chama até o Monte Moriá. Não sei o que Ele está lhe pedindo, só sei de uma coisa: Sua renúncia, sua oferta de sacrifício deve ser a prova de seu amor para Ele. E sabe o que é legal? Deus mesmo provê tudo o que você está dando à Ele. Deus proveu um cordeiro no lugar de Isaque. Deus também proverá esse sacrifício em sua vida. Pode ser a renúncia de seu namorado, pois, ele está tirando o 1º lugar que pertence a Deus, ou seu trabalho, sua carreira, seus sonhos, projetos, seu conforto, medos, seus estudos, amigos, vícios, enfim, o que é de mais precioso para você?

Deus o chama até o Monte Moriá...
  
1 comentário

Postagens mais visitadas