Sofrer Por Antecipação - Ansiedade, O Mal Do Século!



Sofrer Por Antecipação - Ansiedade, O Mal Do Século!


Segundo o Instituto de Psiquiatria do HC (USP) cerca de 24 milhões de brasileiros apresentam ansiedade patológica!


Na vida cotidiana passamos por muitas situações as quais nos fazem sofrer por antecipação. Na verdade, nós mesmos deixamos que tais pensares tirem conclusões precipitadas ao que, de fato, ocorre na realidade.

Muitas vezes, o que está acontecendo é justamente o oposto ao que pensamos. E, assim, deixamos as emoções tomarem direção nos prejudicando sobremaneira e também um outro alguém. 

Ao estudar e buscar o conhecimento a respeito dos processos mentais que formam as ligações neurais do cérebro, tive a conclusão que a mente cria coisas que nada existem por não identificar o que é real do imaginário.

O cérebro apenas aciona o campo neural, mas não nos alerta se aquilo que está ocorrendo é de verdade ou é algo de nossa imaginação. E isso é um sério problema se não for tratado adequadamente! O real e o imaginário possuem a mesma ativação neural e se encontra no mesmo lugar.

Também que a realidade nem sempre é possível defini-la como exata. Mesmo que os olhos captem imagens, pessoas, figuras, situações, circunstâncias, pode acontecer de não serem verdadeiras. Pode ser forjado por alguém ou por nós mesmos. Não acredites em tudo que vês.

"Às vezes você pode ver as coisas acontecerem bem em 
frente de seus olhos e ainda saltar para conclusões erradas" 
- Jodi Picoult

E, dessa forma, o sofrer por antecipação acaba por se instalar em nosso interior. Deixamos de viver algo pleno, puro e profundo por simplesmente deduzir, fazer suposições pelo que se apresenta a nós. 

Nem sempre o que tu enxergas é a verdade! 
Pode ter certeza!

Por isso, devemos ter autocontrole para esperar que as coisas se desenrolem antes de ir à frente, antes de sofrer por antecipação e nos martirizar à toa. 

A oração e a espera é essencial e o esclarecimento quanto às dúvidas sobre algo ou alguém precisam ser dialogadas, conversadas abertamente. Sem medo!

Jesus me ensinou isso por meio de uma grande amiga sobre algo que eu mesma estava criando em minha mente a respeito de um certo rapaz em que eu estava interessada. Isso faz uns 5 anos. 

Como sempre me antecipo...rsrsrs...fiquei emburrada por ele não me responder achando que não queria falar comigo e, assim, criei alusões quando ele, na verdade, só não estava online. Simples!

Essa pequena atitude desencadeou um hábito: o sofrer por antecipação ou a famosa ansiedade. Até hoje luto contra essa atitude e tenho me forçado a primeiramente orar e esperar. Nem sempre consigo.

"A ansiedade é a marca de insegurança espiritual" 
- Thomas Merton

O sofrimento pode ser evitado quando apenas nos dispomos a chegar com tal pessoa com sinceridade de coração falando abertamente o que sente ou deixar às claras a sua intenção. Ninguém tem uma bola de cristal para saber exatamente o que se passa em teu interior. 

Sejamos claros para não passarmos por idiotas, bobos, passando vergonha na frente de alguém. A nossa imagem fica exposta e isso é bem chato. Controle-se! Isso pode ser trabalhado!

Assim, Jesus me convida e a ti também a deixar esse sofrer por antecipação. Espere tudo acontecer às claras para, então, agir ou fazer algo sobre. Pedir sabedoria dEle evitará muitos transtornos psíquicos e emocionais. E é possível vencer essa ansiedade orando e esperando!

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças"

"Defino ansiedade como a experimentar falha com antecedência" 

- Seth Godin
(Escritor americano, palestrante, empreendedor e empresário)

Postar um comentário

Postagens mais visitadas