Sobre Ser Fiel Ao Outro



Fidelidade...

Do latim FIDELIS, o qual significa digno de fé (confiança), fiel, leal.


O que somos (princípios e valores que carregamos conosco) acaba por refletir em tudo o que nos rodeia: trabalho, estudo, relacionamentos, finanças, negócios, comunicação etc.

É por isso que quando quisermos tratar algo que tem nos prejudicado em uma relação amorosa, por exemplo, a primeira decisão que devemos fazer é sondar o interior. 

Qual o princípio que infringi? Qual o valor que deixei de aplicar? E, desse modo, em vez de tratar a relação ou o outro, a pessoa trata a si mesma (o princípio ou valor que precisa melhorar, incutir). 

O problema NUNCA está no outro, está em nós! 

Assim, quando sou fiel a alguém, na verdade, é apenas o reflexo ao que sou. Aquilo que conceituo (entendo e decido) como fidelidade acaba por refletir ao meu redor. Apenas isso.

Então, quando alguém vê um ser que é fiel pode pensar que o faz pelo "outro", pela representação do que é o outro para ele: consideração, apreço, carinho, dependência ou até porque ama. 

Mas, a verdade é que antes desse alguém ser fiel ao outro, ele é fiel primeiramente a Jesus, depois a si próprio (ao que leva como valor) refletindo ao outro. Simples assim!

É bom esclarecer isso porque existem homens e mulheres que aparentemente mostram fidelidade, porém é uma fidelidade DISFARÇADA. Um dia, esse disfarce cai. 

Sempre estão sendo fiéis a alguém visando o outro, o qual pode ser porque esse alguém mereça, ou porque é puro interesse, ou quer dar um de "santinho" ou outro motivo qualquer. 

Porém, nunca é uma fidelidade dentro do seu real significado, conceituação ou de se levar na prática (a teoria sempre é a mais bonitinha), sustentável, verdadeira.

Espere um pouco e ele ou ela logo deixará de ser fiel. Precisa apenas de uma briga, minutos de raiva, vingança, momento oportuno, desconforto, estimulação de um prazer, uma fuga. Pode crer, acontece!

Esse disfarce revela em que base ele ou ela se sustentou. 

A partir de hoje, se você deseja incutir fidelidade em tua vida com o tratar de teus negócios, relacionamentos, finanças dentre outras áreas de vivências, então, construa no interior, primeiramente, ser fiel a Jesus (Deus) e a ti mesmo.

"Somos fiéis a nós próprios, nada mais"
- Jean Anouilh
(Dramaturgo e roteirista francês)

E deixe que as outras áreas sejam refletidas por esse princípio. Feliz será aquele que poderá ter, viver e sentir o teu reflexo. Quem mais ganha és tu! Todos se atrairão em querer estar contigo, trabalhar perto de ti, apreciar a tua amizade e, certamente, um alguém vai ansiar namorar e casar contigo. 

Além disso, isso resolve outro incômodo que tende a ocorrer: a decepção de ter sido fiel, mas não recebeu a mesma fidelidade. Não somos fiéis por causa do outro, mas por Deus e por nós mesmos. Se o outro o é, graças a Deus! Se não é, tudo bem! A vida segue...

Agindo assim, tu ficarás tranquilo, amenizarás a tua dor sabendo lidar com essa situação de forma positiva e com rápida superação. Deus estará contigo em tudo

Que possamos buscar essa fidelidade nAquele que ensina todas essas coisas e que são verdades incontestáveis, Jesus. Somente nEle conseguimos ser fiéis. Só Ele é fiel, mesmo quando não somos. 

"mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, 

pois não pode negar-se a si mesmo" 

- 2 Timóteo 2:13

"Acredita na sua fidelidade: farás com que seja fiel"
- Sêneca
(Um dos mais célebres advogado, escritor e intelectual do Império Romano)

Postar um comentário

Postagens mais visitadas