Pular para o conteúdo principal

Escrevendo Com Excelência - Dicas!


Comecei a escrever desde muito cedo. Foi algo que me envolveu sem perceber, e que  hoje me encanta, me enobrece a cada dia. Creio que foi Deus que me deu essa habilidade, pois, além de gostar de escrever, amo ler. E, logo de início, quero dizer que para escrever bem, você tem que ler bastante, muuuuiiitão. Gostava de ler muito sobre romances, literaturas, livros de contos, gibis, era minha preferência. E a sua? Qual é o seu gosto? 


Minha trajetória de escrever começou com meus namoricos de adolescência. Posso dizer que comecei cedo, com apenas 12 anos tive meu primeiro namorado(escondido dos meus pais, claro!!!hehehe). E com ele, fui escrevendo aquelas cartinhas apaixonadas, aquelas que demonstravam todo meu carinho e amor...hehehhe...até hoje ele tem essas cartinhas, acredita???(faz mais ou menos uns 18 anos..uuuuaaauuuu...quanto teeeeeemmmmpo!!!!) E, sempre fui de escrever para meus namorados, também sempre tive um "Diário", onde escrevia sobre minhas experiências e meus sentimentos. Até hoje, amo esse fantástico mundo de expressões!

Mas, vamos ao que interessa..heheh...como escrever com excelência? Aqui, vou trazer dicas para você escrever bem, de forma compreensiva e que atinja seus objetivos. Não vou me atentar para a parte gramatical e ortografia, apenas com um jeito mais cativante e atraente. Não adianta nada escrever corretinho, se não tem o "tchan", não é verdade? E, ainda mais, quando você lê bastante, naturalmente, você terá a correta grafia na escrita das palavras. 

Dicas de Como Escrever Com Excelência

1 - Leia Bastante!
Não tem como escrever, sem ter uma base de conhecimento, ou seja, sem uma boa leitura. Esse é um dos maiores segredos para escrever com excelência;


2 - Escolha Um Assunto Que Domine
Quanto mais você escreve sobre determinado tema, mais excelente você será. O mesmo ocorre com assuntos que domina, quanto mais você sabe sobre ele e escreve sobre ele, mais perfeito será!

3 -  Escreva Como Se Tivesse Interagindo Com O Leitor
A escrita deve ser o mais pessoal possível, como se tivesse em perfeito contato com o leitor. Isso os aproxima, parece que é familiar. O leitor gosta disso porque se torna íntimo e isso cria laços e o gosto pela leitura.

4 - Envolva O Leitor
É triste ler um texto em que você não se envolve. Escrever é uma arte que deve ser aprendida ao longo do tempo, por isso, quanto mais você escreve envolvendo o leitor, mais ele sentirá desejo de continuar lendo.


5 - Não Vá Direto Ao Assunto
Sempre inicie sem escrever tudo que deseja. É muito ruim quando se está lendo e você já sabe o que o escritor quer, por isso, não vá direto ao assunto, porém, não enrole muito. 

6 - Sua Introdução Tem Que Ser Tuuuudo De Bom!
É a introdução que vai decidir se o leitor vai ler ou não seu texto, então, capriche nela.

7 - Coloque Imagens Engraçadas E Que Tem A Ver 
As pessoas são visuais, por isso, o texto precisa de algumas imagens. Aposte nas engraçadas, pois, as pessoas também gostam de humor. Mas, saiba escolher as imagens de acordo com o tema, tem que estar condizente com toda a estrutura da sua escrita.

8 - Escreva Com Paixão
Se você não gosta de escrever, então, desista. Para escrever com excelência, você precisa ter uma paixão. E, saber expressar essa paixão na escrita é algo fantástico e maravilhoso. Escreva apaixonadamente.


9 - Prepare-se Para As Críticas
Nem sempre você receberá elogios, porém, não desanime. É preferível uma boa crítica que centenas de elogios, pois, elas ajudam a melhorar sua escrita. Pode ter certeza, o sucesso é permanecer firme e reter o que é bom.


10 - Peça Para Deus Guiar
Pode fazer todas essas 9 dicas acima, mas, sem essa, você nunca terá o sucesso que sempre quis e desejou na sua vida em escrever com excelência. Deus sempre precisa estar na direção de sua escrita, sempre e sempre!

Ele é a Perfeita Sabedoria!


Espero que tenha gostado dessas 10 dicas, acredito que com a prática, se consegue a excelência. Foi com elas que aprendi tudo o que sei, e ainda preciso melhorar muito...não desista, melhore sempre e continue firme. 

Comentários

Tiago Ferreira disse…
Parabéns pelo texto, costumo seguir algumas dessas dicas, valeu pelas outras que não conhecia. Vai no meu blog, eu também amo escrever, já escrevi mais de 100 cartas para minha esposa. http://deacordocomomanual.blogspot.com
Unknown disse…
Obrigada Tiago...poooxxaaa que bom!!!! É isso mesmo...nunca deixar de expressar que amamos alguém!!heheh...vou sim, pode deixar! Valews!!! :)
Unknown disse…
Muito bom! Escrever é uma arte que só se desenvolve com amor. A aparente solidão do escritor deve encontrar alento, aventura, emoção, ou seja, vida, em cada letra de sua escrita... rsrs
Unknown disse…
Adorei as dicas. Seguirei!

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d