Desapegos: Este é o melhor momento!!






Existem alguns momentos de nossa vida que somos desafiados a nos desapegar de algo ou de alguém. Sei muito bem que isso não é nada fácil, pois tenho coisas e pessoas em minha vida que gostaria de nunca largar. 

No entanto, quanto mais pensarmos ter algo ou alguém em nosso poder, isso nos é tirado. A realidade é que nada possuímos nesse mundo. Tudo que nos é dado pertence a Deus. É dEle! Nós apenas desfrutamos considerando como uma oportunidade de viver maravilhas e o privilégio de tê-las conosco.

"O amor é a única libertação do apego. 
Quando você ama tudo, não está preso a nada"
- Osho

Nós jamais podemos presumir que temos controle sobre as situações, bens materiais, sentimentos de uma pessoa, enfim, qualquer outra coisa, pois Deus nos mostra que não há nada que podemos manter em nossas mãos - presos! 

Há circunstâncias que nós não temos poder de fazer nada! Um dia, temos tudo; no outro, nada temos! A vida nos surpreende de maneira muito sutil. É Deus nos ensinando que nada há em nosso poder,não há nada que possamos controlar.

Nesses últimos tempos, Jesus tem me ensinado a importância do desapego. Tenho me desprendido, aos poucos, de coisas e pessoas pelos quais quero manter em meu poder e controle. Enquanto as mantinha comigo, eu era a que mais sofria e me angustiava. 

E com isso, Jesus me ensina um princípio tão valioso: o de deixar em suas mãos de amor o que eu não posso controlar. Como, por exemplo, o comportamento das pessoas ou uma situação que gostaria fortemente que se resolvesse.

Porque é tão difícil o desapego? Às vezes, me pergunto! Talvez, seja pelo fato do grau de apego que continuamente adquirimos com essa certa pessoa ou com algo que passamos muito tempo usando. O apego é tão bom e gostoso que sentimos dificuldade em deixá-lo ir embora.

Gostaria de deixar claro que só por causa do desapego, nós devemos a partir de hoje evitar nos envolver com alguém ou de se apegar a algo. Não é isso! 

"Viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, 
mas não permita que o mundo viva dentro de você"
- Osho

A diferença será no modo como você vai lidar quando Deus, por algum motivo e propósito, tirar algo ou alguém de sua vida. Você precisa estar livre para deixar ir. Não sofra querendo prender certas coisas ou pessoas. Deixe ir! Desprenda-se e viva!

Sendo assim, aprendemos que a nossa primeira decisão é entregar esse alguém ou essa coisa que tanto queremos segurar para o Senhor. Ele é o que controla todas as situações, pessoas, ao nosso redor. O mundo todo está em seu poder e sob a sua orientação e soberania.

Também escrevi outro post que trata de nós estarmos no mundo, mas não sermos do mundo. De usarmos coisas, sem nos apropriarmos delas. Leia Viva como se nada tivesse e seja impactado com essa reflexão. Permita ser ensinado pelo Senhor!

"Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, 
o mundo e os que nele habitam" 
- Salmos 24: 1 

Por isso, desapegue-se! Mantenha a sua vida leve e livre. Aprecie as pessoas, usufrua das coisas, apegue-se conscientemente curtindo os momentos, mas tenha em mente que também isso tudo pode ser levado facilmente e rapidamente. E, quando essa hora chegar, você possa se desprender sem tanta dificuldade.  

O que você ainda tem insistido em segurar? Entregue para Deus! 
2 comentários

Postagens mais visitadas