Vitimismo - 4 atitudes para se livrar!





Aprenda 4 atitudes que você pode aplicar a fim de vencer o ato de terceirizar problemas, fracassos, derrotas e qualquer tipo de vitimismo na vida!


Pela primeira vez, ouvi essa palavra "terceirizar" que se assemelha muito com o que vivemos em nossa sociedade atual, o "vitimismo"!

Conversando com um filósofo, este me apresentou essa palavra a qual me fez entender porque que algumas pessoas não conseguiam vencer suas próprias debilidades, vícios, conflitos, problemas financeiros, emocionais, seus constantes erros, suas fraquezas ou qualquer dificuldades da vida.

E a resposta a todo esse cenário era que essas mesmas pessoas tinham o hábito de "terceirizar", de se fazerem de "vítimas". Ahhh, estou assim porque minha mãe nunca me ensinou, vivo nessa pobreza porque o governo nunca me ajudou.

Possuo essa merreca de dinheiro porque o tal do meu patrão não me dá um aumento (e vc vive sendo irresponsável, chegando atrasado, etc e tal), estou na situação que estou porque aquela loira me seduziu e eu cedi...e tantas e tantas situações cotidianas....

"Um homem pode fracassar muitas vezes, mas só é um fracassado quando começa a culpar outra pessoa"
- John Burroughs 

Mas, você deve estar perguntando-se o que é "terceirizar"? De uma forma bem simples é a atitude de culpar outros ou se justificar jogando a responsabilidade pelo qual está vivendo em cima de um "terceiro".

Ou seja, todos os dias convive-se com pessoas que tentam encontrar um meio de justificar sua falta de grana, oportunidade para vencer, falta de um namorado que a valorize, de não ter conseguido a carreira que tanto almejava.

Assim, culpam o governo, seus pais,  o cachorro, o periquito, o papagaio, enfim, sempre há uma "terceira pessoa" na jogada e nunca "você". Não que você vai sair por aí culpando-se de tudo, mas no mínimo, não culpe os outros e nem se justifique! Não crie desculpas! Isso não te fará mudar e nem desenvolver um bom caráter. 

Tantas e tantas vezes, "terceirizava" as coisas na minha vida. Até que um belo dia descobri que aceitar a situação e assumir a responsabilidade por tudo é a verdadeira forma de alcançar vitórias nas relações pessoais, financeiras, emocionais, acadêmicas e demais outras áreas de minha vida. Demorei, mas deu certo e continua dando!

Algumas atitudes que você deverá tomar se quiser mudar esse mau hábito (já nascemos assim, pois a bíblia relata a queda de Adão e Eva - Gênesis 2 e 3 mostrando o episódio de um culpar o outro pelo erro cometido) as quais funcionaram comigo:

1 - Assuma total responsabilidade por tudo na sua vida

Enquanto você fica aí...perdendo tempo culpando ou tentando justificar-se, a vida está passando e perde -se ainda grandes chances de aproveitá-la. Quanto mais cedo você fizer isso, melhores decisões você tomará! Peça perdão de Deus se arrependendo desse pensamento e peça ajuda para seguir em frente!

"Todos somos responsáveis de tudo, perante todos" 
- Fiodor Dostoievski

2 - Esteja ciente de que dá trabalho


Esse filósofo (Phd em filosofia da mente) me dizia que as pessoas preferem o caminho mais fácil. É mais fácil culpar os pais, o governo, o diabo, o patrão, a sogra, e outros, que decidir fazer suas escolhas de mudar e agir imediatamente.

Dá mais trabalho passar horas estudando a fim de passar num concurso, dá trabalho profissionalizar-se, dá trabalho desligar a TV ou não assistir um filme "pornô", dá trabalho eliminar o orgulho, egoísmo, comodismo, preguiça de levantar-se e ir malhar, vencer a falta de auto controle e por aí vai...É bem mais fácil - "terceirizar". Lute todos os dias contra essa atitude mesquinha!

"Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria"
Provérbios 14:23

3 - Busque um meio de corrigir 


Na verdade, é você e você mesmo. As pessoas podem te ajudar, mas é você que tem que tomar uma atitude de fazer algo. Foi o que fiz! Corri atrás dos prejuízos por ter alimentado esse pensamento. Cansei de esperar. Pedi de Deus, orei muito e decidi agir! Ninguém vai fazer por mim, eu mesma preciso buscar! Faça o mesmo!

4 - Busque a Deus sempre!


É fantástico como Deus vai abrindo as oportunidades (ou nós passamos a abrir os olhos e enxergar melhor) mostrando as trilhas mais planas as quais seguimos de maneira incrível. Não quer dizer que seja o mais suave, existem vários espinhos por esse caminho, mas, conseguimos vencer cada etapa com garra, esforço!

Espero que você vença cada batalha diariamente eliminando de sua vida a terceirização! 

" O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana"
Provérbios 15:19

Bjos e vitórias sempre! : )
4 comentários

Postagens mais visitadas