Pular para o conteúdo principal

Vitimismo - 4 atitudes para se livrar!





Aprenda 4 atitudes que você pode aplicar a fim de vencer o ato de terceirizar problemas, fracassos, derrotas e qualquer tipo de vitimismo na vida!


Pela primeira vez, ouvi essa palavra "terceirizar" que se assemelha muito com o que vivemos em nossa sociedade atual, o "vitimismo"!

Conversando com um filósofo, este me apresentou essa palavra a qual me fez entender porque que algumas pessoas não conseguiam vencer suas próprias debilidades, vícios, conflitos, problemas financeiros, emocionais, seus constantes erros, suas fraquezas ou qualquer dificuldades da vida.

E a resposta a todo esse cenário era que essas mesmas pessoas tinham o hábito de "terceirizar", de se fazerem de "vítimas". Ahhh, estou assim porque minha mãe nunca me ensinou, vivo nessa pobreza porque o governo nunca me ajudou.

Possuo essa merreca de dinheiro porque o tal do meu patrão não me dá um aumento (e vc vive sendo irresponsável, chegando atrasado, etc e tal), estou na situação que estou porque aquela loira me seduziu e eu cedi...e tantas e tantas situações cotidianas....

"Um homem pode fracassar muitas vezes, mas só é um fracassado quando começa a culpar outra pessoa"
- John Burroughs 

Mas, você deve estar perguntando-se o que é "terceirizar"? De uma forma bem simples é a atitude de culpar outros ou se justificar jogando a responsabilidade pelo qual está vivendo em cima de um "terceiro".

Ou seja, todos os dias convive-se com pessoas que tentam encontrar um meio de justificar sua falta de grana, oportunidade para vencer, falta de um namorado que a valorize, de não ter conseguido a carreira que tanto almejava.

Assim, culpam o governo, seus pais,  o cachorro, o periquito, o papagaio, enfim, sempre há uma "terceira pessoa" na jogada e nunca "você". Não que você vai sair por aí culpando-se de tudo, mas no mínimo, não culpe os outros e nem se justifique! Não crie desculpas! Isso não te fará mudar e nem desenvolver um bom caráter. 

Tantas e tantas vezes, "terceirizava" as coisas na minha vida. Até que um belo dia descobri que aceitar a situação e assumir a responsabilidade por tudo é a verdadeira forma de alcançar vitórias nas relações pessoais, financeiras, emocionais, acadêmicas e demais outras áreas de minha vida. Demorei, mas deu certo e continua dando!

Algumas atitudes que você deverá tomar se quiser mudar esse mau hábito (já nascemos assim, pois a bíblia relata a queda de Adão e Eva - Gênesis 2 e 3 mostrando o episódio de um culpar o outro pelo erro cometido) as quais funcionaram comigo:

1 - Assuma total responsabilidade por tudo na sua vida

Enquanto você fica aí...perdendo tempo culpando ou tentando justificar-se, a vida está passando e perde -se ainda grandes chances de aproveitá-la. Quanto mais cedo você fizer isso, melhores decisões você tomará! Peça perdão de Deus se arrependendo desse pensamento e peça ajuda para seguir em frente!

"Todos somos responsáveis de tudo, perante todos" 
- Fiodor Dostoievski

2 - Esteja ciente de que dá trabalho


Esse filósofo (Phd em filosofia da mente) me dizia que as pessoas preferem o caminho mais fácil. É mais fácil culpar os pais, o governo, o diabo, o patrão, a sogra, e outros, que decidir fazer suas escolhas de mudar e agir imediatamente.

Dá mais trabalho passar horas estudando a fim de passar num concurso, dá trabalho profissionalizar-se, dá trabalho desligar a TV ou não assistir um filme "pornô", dá trabalho eliminar o orgulho, egoísmo, comodismo, preguiça de levantar-se e ir malhar, vencer a falta de auto controle e por aí vai...É bem mais fácil - "terceirizar". Lute todos os dias contra essa atitude mesquinha!

"Em todo trabalho há proveito; meras palavras, porém, só encaminham para a penúria"
Provérbios 14:23

3 - Busque um meio de corrigir 


Na verdade, é você e você mesmo. As pessoas podem te ajudar, mas é você que tem que tomar uma atitude de fazer algo. Foi o que fiz! Corri atrás dos prejuízos por ter alimentado esse pensamento. Cansei de esperar. Pedi de Deus, orei muito e decidi agir! Ninguém vai fazer por mim, eu mesma preciso buscar! Faça o mesmo!

4 - Busque a Deus sempre!


É fantástico como Deus vai abrindo as oportunidades (ou nós passamos a abrir os olhos e enxergar melhor) mostrando as trilhas mais planas as quais seguimos de maneira incrível. Não quer dizer que seja o mais suave, existem vários espinhos por esse caminho, mas, conseguimos vencer cada etapa com garra, esforço!

Espero que você vença cada batalha diariamente eliminando de sua vida a terceirização! 

" O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana"
Provérbios 15:19

Bjos e vitórias sempre! : )

Comentários

Elisa Alecrin disse…
Menina, disse tudo o que penso. Sem força de vontade não dá! Costumo pensar que uma vez que conhecemos o problema e a causa, se não mudarmos a responsabilidade é inteiramente nossa.
Beijos
Unknown disse…
É isso mesmo Elisa, concordo plenamente com vc!
Obrigada por me visitar...e pelo seu coment!
bjoooooo
Douglas disse…
Sem Deus, dedicação e humildade de reconhecer onde estamos errando, fica complicado sair do lugar!

Gostei das dicas no final :)
Unknown disse…
Com certeza! Sem a ajuda de Deus é uma lástima!
Obrigada!
Bjos!

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d