Minitexto: Grandes Mentes






Muitos de nós confundimos o significado entre "propósito" e "desejo". Até eu já me enrolei muito ao usar essas duas palavras, mas hoje as entendo de maneira mais clara. Aprendi que os desejos são insaciáveis, já os propósitos seguem uma certa satisfação saudável.

"O desejo é a causa de todos os males"
- Epicuro

Compreender essa diferença é o que irá definir se seu sonho será realizado ou não. Ter um propósito é bem distinto de se ter um desejo. Muitas vezes, podemos juntar os dois, mas temos que ser realistas diante do esforço que injetamos para alimentar um e/ou outro.

Posso dizer que o desejo é o lado mais romântico e que foge um pouco da realidade. É sentir, sentir, porém, sem agir com determinação, com uma meta a seguir. Desejar apenas não te levará a alcançar o sonho tão almejado e querido. Ele, na maioria das vezes, até atrapalha por conta do acionamento emocional.

"Não desejes e serás o homem mais rico do mundo"
- Miguel de Cervantes

Já o propósito é mais racional. É não depender do que se sente para alcançar o que se quer lá no fundo de nossas almas. É traçar um plano, é elaborar firmes estratégias e manter-se firme, constante. É ele que fará com que sua vida tenha sentido e direção. A vida com significado!

As grandes mentes sabem que ter propósito é indispensável à vida. Ao acordar, elas já definiram o seu dia com o fim de buscar o que planejou. E assim, elas trabalham, se esforçam e desempenham com grande garra, sem esmorecer - todo dia.

"O desejo é uma vontade que não levamos demasiado a sério"
- Robert Musil

Meu propósito é que cada um realize seus sonhos e não apenas sinta o desejo. Desejo passa; propósito permanece vivo em nós.

"Tenha mais propósito que desejo. É essa a maior diferença de uma mente a brilhar"
- Adriana Santos

"Como águas profundas são os propósitos do coração humano; todavia, quem tem discernimento sabe como trazê-los à tona"
- Provérbios 20:5

"Grandes mentes têm propósitos, outras têm desejos"

- Washington Irving
(Escritor, biógrafo, ensaísta, historiador e diplomata americano)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas