Pular para o conteúdo principal

O Preço Do Orgulho


Há duas referências quando citamos a palavra orgulho

Aquela em que sentimos orgulho por pertencer a uma profissão, um país, uma família, ou quando conhecemos alguém admirável na vida. Também pode ser satisfação e apreço, consideração por valores que levamos em nosso caminhar. Esse não é o tipo de orgulho a que vou me referir aqui.

O orgulho é de origem catalã, orgull, que significa uma visão exagerada de si próprio. Está associada a palavra soberba que, em latim é superbia, sendo definida como superioridade, elevação, exagero de amor-próprio, presunção. 

O antônimo de orgulho, soberba é humildade que faz reconhecer que não somos maiores que ninguém e nem inferiores. Humildade reconhece, assume seus erros, aponta para si e vê nos outros potenciais relevantes, sem menosprezá-los ou elevá-los maiores que os demais. 

É importante fazer essa distinção, pois, ou somos pessoas orgulhosas ou humildes. É conforme o que alimentamos em nosso ser. A escolha é de cada um bem como o seu preço! 

Não podemos colocar todo rico como orgulhoso, e nem todo pobre como humilde. Isso não tem nada a ver. Até porque há muitos que, embora ricos, são muito humildes. E há pobres, em extremo orgulho no coração. Na verdade, é um estado de espírito e não depende de bens, riquezas, dinheiro, ou o que for. É no interior que isso é definido e refletido para o exterior.  

A bíblia é muito clara a respeito do ORGULHO na vida de um ser. A queda é feia e brutal. Se alimentarmos esse orgulho em nosso interior, uma hora, iremos cair. Ele não tem precedentes, pois sua função age por si só. A queda não provém de ninguém, o orgulho habitado é que gera a queda.

Menosprezar os talentos não quer dizer falta de orgulho. É importante reconhecer os talentos que Deus nos deu, mas é ELE que deve ser exaltado por nos conceder isso, e não nos acharmos no direito de que isso é nosso ou que provém de nós! É presunção falarmos ou agirmos como se o talento fosse originado por nós, embora nos esforçamos para desempenharmos com excelência. Deus é o dono de nossa vida e talento.

Deuteronômio 08:18 
Bíblia Viva (TLB)
"Lembre-se sempre de que é o Senhor, teu Deus, 
que te dá força para se tornar rico, 
e ele o faz para cumprir sua promessa aos seus antepassados"

Vejo muitos se sentindo superiores aos outros por terem um conceito sobre a vida e não respeitam a visão do outro. Outros, não aceitam a crítica sobre algum ponto de vista menosprezando o pensar diferente do seu. Muitas vezes, essa crítica nos alarga o horizonte, a visão, nos abre um caminho que, anteriormente, não havíamos enxergado. 

Ora, vivemos num mundo cheio de conceitos, ideias, modos de viver, tipos de costumes, e temos vivências, experiências distintas. É muita presunção de nosso coração colocarmos a nossa visão superior ao do outro. 

O mínimo que podemos fazer é ouvir (embora não concordemos) e absorver apenas o que nos agrega valor. O resto, deve ser deletado de nossa mente, mas nunca deixar de aceitar o posicionamento do outro e nem menosprezá-lo.

O que me conforta (sem querer desejar o mal a ninguém) é que o ORGULHO por si só gera uma queda torrencial, brutal e factual. Não precisamos fazer nada e nem nos trocarmos por pessoas assim.

Deixe a humildade fazer morada no coração e se afaste de pessoas orgulhosas, pois elas nunca reconhecerão o potencial de ninguém, somente o delas. Que Deus mantenha o nosso coração humilde e o reconheçamos em tudo, tanto pelo feito que fizemos quanto pelo o que vamos fazer!

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo antes da queda"
- Provérbios 16:18

"O orgulho deve morrer em você, ou nada do céu pode viver em você" 
- Andrew Murray
(Escritor, professor e pastor sul-africano)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d