Quando Há Verdadeiro Arrependimento...






"A tristeza segundo Deus não produz remorso, 
mas sim um arrependimento que leva à salvação, 
e a tristeza segundo o mundo produz morte"
- 2 Coríntios 7:10

Todos nós, apesar de desejarmos acertar, cometemos muitos erros em nossos relacionamentos, na vida cotidiana e, principalmente, com aqueles a quem amamos.

Embora o mundo nos faça enxergar que os erros são bons para a vida, afinal é com eles que mais crescemos, não devemos cometê-los sem pensar nas consequências. A atitude mais sábia é evitar ao máximo que puder cometer qualquer tipo de erro. Em especial, se este for prejudicar alguém.

Como tudo na vida, errar sempre nas mesmas coisas torna-se um hábito enraizado em nosso interior de difícil exclusão! Leva tempo e força de vontade para extingui-lo, para mudá-lo!

Convém sempre tentar não cometer os mesmos erros do passado. Isso pode ser feito mediante muita disposição, treino mental e, claro, ajuda de Jesus. Obviamente, não é fácil, mas totalmente possível.

"O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer 
o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é 
uma força que põe termo a tudo"
- Honoré de Balzac

Por essa razão, penso que o se arrepender é válido e verdadeiro apenas quando o ser humano aprende, assume e corrige os seus erros. Após isso, a mudança, que é progressiva, acaba-se por se instalar. 

A pessoa é transformada aos poucos. E para ser sincera, só reconheço a verdadeira transformação quando a pessoa se submete ao Espírito Santo, pois Jesus já disse que é ele que nos convence, ajuda, aconselha e transforma! (João 14:16-26 / 16: 8-15).

Também gostaria de deixar claro que "sentir remorso" é diferente de "sentir arrependimento" por algum erro cometido. Segundo um trecho que li em algum lugar que não me recordo agora:

"...O remorso é um sentimento que prende um indivíduo ao passado, 
enquanto o arrependimento liberta a pessoa para viver o futuro 
de uma forma mais consciente, aceitável e feliz"

Agora é com você! Tome as decisões que precisa tomar e deixe Jesus te transformar. Arrependa-se e mude. Deus visa sempre a libertação do ser humano. Quem se enclausura é ele próprio!

"Uma mente nobre tem vergonha de não se arrepender"
- Alexander Pope

É só pedir à Ele de coração sincero em forma de conversa (oração). Caso precise de ajuda, envie um e-mail para mim: drika.clubinho@gmail.com

Deixo abaixo um pensar sobre o assumir a responsabilidade pelo erro cometido, 
arrepender-se e mudar!

"O mundo está cheio de homens que querem estar certos, quando, na verdade, o segredo da força de um homem e seu caminho para a verdadeira honra, é a sua capacidade de admitir a culpa quando ele falha.

Deus quer encher a igreja com os homens que podem dizer que estão errados quando estão errados. Um homem que está disposto a se humilhar diante de Deus e de sua família dizendo:

"...Eu estava errado" vai descobrir que sua família tem toda a confiança do mundo nele e vai muito mais facilmente segui-lo.

Se ele obstinadamente se recusa a se arrepender ou admitir que estava errado, sua confiança e sua liderança se corrói"
- Jim Anderson
(Escritor inglês, professor e pós-doutorando da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas