Vida Interior Necessita Estar Sozinho





Vida interior necessita estar sozinho


Trago um pensar sobre a vida interior em que devemos cultivar constantemente. E ela somente é alcançada quando estamos sozinhos, tanto em nossa própria companhia quanto ao conversar com Jesus! Cultive-a!

Em minhas vivências vejo quão valiosa é cultivar os momentos a sós. E posso perceber que ao estar sozinha durante um bom tempo de minha vida, isso resultou em vários benefícios em como lidar com as situações mais controversas.

Segundo vários estudos sobre o cultivo de estar só, citarei:

1. Eric Klinenberg, da Universidade de Nova York, com o estudo Going Solo: The Extraordinary Rise and Surprising Appeal of Living Alone, demonstrando que:

  • Há maior desfrute de qualidade nas relações (empatia).
2. Susan Cain, em seu livro Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking sugere que:

  • É um estímulo para a criatividade e inovação. 

3. Irvin Yalom, da Psiquiatria na Universidade de Stanford mostra que:


  • Permite o incentivo a autorreflexão de nossas ações.

Claro que é um grande desafio nos dias atuais, pois ao redor somos pressionados a sempre estarmos rodeados de pessoas. O tempo todo. Para onde nos dirigirmos, precisamos de alguém ao nosso lado.

Também quero frisar o equilíbrio que se deve ter de estar só. Não é para o dia inteiro. Mas é bem importante dedicar algumas horas do seu dia a fim de poder olhar para dentro de si, analisar suas ações e corrigir o que precisa. 

Vejo isso bastante na vida de Jesus. Ele, muitas vezes, se retirava para o monte. Saia daquela multidão em busca de fortalecimento, vida interior com o Pai, Deus. E, assim, precisamos seguir seu exemplo.

“Esquecemos que ninguém está mais ativo do que quando não faz nada, 
nunca está menos sozinho do que quando está consigo mesmo”
- Catão

Precisamos ser impelidos a buscar essa vida interior, pois nos estimulará a ter pensares próprios e a não ser influenciado pela gama de informações oriundas do externo, pois isso só nos fará acreditar em meias verdades ou aparências falsas sobre a verdade.

Apesar de sermos condicionados a acreditar que o mundo externo é real, o qual sustenta a verdade, o que acontece no mundo interno é a verdadeira realidade. Ao que está fora não temos o controle (nunca!), mas o que ocorre dentro de nós, podemos ter total controle.

O Espírito Santo de Deus nos convida a ter essa vida interior moldada e controlada por ele. A espiritualidade deve ser nosso foco primário para a mudança que estamos desejosos de realizar. Peça que Jesus perdoe seus pecados e lhe conceda o seu Espírito, o nosso companheiro de todas as horas! 

Precisamos ser pessoas originais, transparentes, donas de nossos próprios pensamentos. Que saibamos cultivar essa vida interior diariamente para que não sejamos presos às influências de fora. 

Que cultivemos e pratiquemos uma vida em silêncio conosco. Ouvir a voz de nossa alma. E mais que isso, estar aberto a ouvir a voz de Jesus. Ele fala baixinho, suavemente. Abra-se para Ele!

"De madrugada, em meio a escuridão, Jesus levantou-se, saiu da casa e retirou-se para um lugar deserto, onde ficou orando"
- Marcos 1: 35

"O homem que não tem vida interior é escravo do seu entorno" 
- Henri Frédéric Amiel 
(Escritor, poeta, crítico e filósofo suíço)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas