Como Lidamos Conosco


Como Lidamos Conosco...


Lidar consigo é um grande desafio que constantemente estamos a aprender. Há pessoas que não sabem lidar consigo e, talvez, nem vejam como algo importante de se aprender. 


Mas, de fato esse caminho precisa começar, não importa quando, e ele nunca vai acabar. Até mesmo quando envelhecer é preciso reaprender a continuar lidando consigo.

Para mim, é uma das coisas mais maravilhosas que Jesus me permitiu aprender. Durante muito tempo, não sabia lidar com meus pensares, sentimentos, corpo. Vivia em muitos conflitos interiores e confusões das mais malucas..rsrrsr...

Desde pequena sempre busquei os questionamentos, não aceitava o que a sociedade me apresentava, olhava ao meu redor e não queria viver como adulta no mesmo ambiente que vi e vivenciei em minha infância. Eu queria ser diferente e, para isso, paguei o preço: tenho sofrimentos constantes

Não vejo o sofrimento como algo mau, ruim. Ele tem um propósito para existir. Esses sofrimentos a que me submeto me faz bem, me instiga a crescer, amadurecer e ser eu mesma. Mostra-me que Jesus cuida de mim, apesar dos infortúnios que me ocorrem. Dou graças a Ele por tudo!

"E sabemos que tudo o que nos acontece contribui 
para o nosso bem, nós que amamos Deus 
e nos encontramos dentro dos seus planos"
- Romanos 8:28 (OL)

Hoje olhando como um ser de fora de mim (o outro), vejo que o saber lidar comigo é valioso e como eu mudei. Passei a me amar, cuidar de mim, ver minhas falhas, corrigir o que era necessário, me entender (às vezes, não consigo...rsrsrs), saber que não sou nada sem Jesus, que sou frágil.

E isso é tão fundamental, pois a forma que lidamos conosco interiormente reflete no mesmo grau, jeito, proporção, intensidade com o que lidamos no exterior. E mais ainda, na maneira que lidamos com o nosso próximo (aqueles que convivem conosco, aqueles mais íntimos). 

"Quem saber lidar consigo, 
está preparado para lidar com o mundo"
- Ramana Mascaro
(Desenhista e ilustradora brasileira)

Como tu lidas com teus pensamentos? Sentimentos? Corpo? Do jeito que és consigo, serás com teu semelhante. Aquele teu amigo, namorado, marido, teu pai, mãe, filhos, todos receberão o mesmo tratamento.

Se tu não te perdoas, nem as pequenas coisas, não perdoarás ninguém, nem nas pequenas. Se tu não cuidas de ti, como poderás cuidar de alguém? Se tu não te compreendes, como compreenderá outro ser? Se tu não te amas, como amará a tua mulher ou teu homem? Temos que saber lidar, primeiramente, conosco!

Jesus me fez descobrir esse grande ensinamento porque, às vezes, é isso que nos falta para termos relacionamentos mais saudáveis, harmônicos, amorosos e que nos faz bem e ao nosso próximo. 

Que venhamos a pedir o direcionamento de Jesus para que nós mesmos possamos saber lidar com o que pensamos, sentimos como a raiva, ira, mágoa, alegria, amor, desejo, vontade para que haja tratamento eficaz. Isso será relevante, fará a diferença para nós e para com aqueles que vivem ao nosso redor. 

Vamos começar? 
Eu já iniciei sem data para terminar!


"As condições externas da vida de uma pessoa sempre será encontrada para ser harmoniosamente relacionada com o seu estado interior. Os homens não atraem aquilo que eles querem, mas o que eles são" 

- James Allen 

(Escritor e filósofo britânico)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas