O Ser Agradável Ao Ambiente


O Ser Agradável Ao Ambiente


Breve reflexão em como nós podemos influenciar o ambiente e não sermos influenciados por ele.


Em minha experiência de convivência em pensões ou repúblicas femininas em alguns estados do Brasil, inclusive, a que estou morando atualmente, observei algo que pode mudar totalmente o ambiente em que estamos.

E esse algo é justamente em ser uma "menina agradável", que sabe se relacionar com amor, que não se prende e faz questão com picuinhas. Tenha certeza, é difícil de encontrar.

Há pessoas que por besteiras fazem tempestades no convívio que poderia ser mais harmonioso. Há coisas tão pequenas que as pessoas fazem tanta questão, sendo outras mais relevantes, e fazem pouco caso. Isso me deixa profundamente triste e chateada...srsrs...

Acredito que o outro ser nada tem a ver com os nossos problemas, com o mau humor em que acordamos, com a falta de colaboração que negamos, enfim, a pessoa faz questão de ser desagradável.

Conheci meninas que abriam a boca afirmando que o outro ou a outra é que tinham que suportá-las e não iriam mudar para agradar ninguém. E, infelizmente, eram insuportáveis em seu ambiente.

Penso que cada um de nós não somos obrigados a aguentar esse tipo de comportamento até porque temos livre escolha de selecionar com quem nos relacionamos. É de direito de cada um.

Ninguém se afasta de você à toa. Ninguém afasta ninguém. Nós mesmos que facilitamos o afastamento dos outros. Nós que afastamos o outro de perto. Pergunte-se sempre, caro leitor, porque as pessoas tem se afastado de você. Olhe para você mesmo que obterá a resposta. 

E essas mesmas pessoas que fazem questão de serem desagradáveis com o outro ou a outra reclamam de não terem amizades, se fazem de vítimas e nem procuram enxergar em que poderiam mudar. 

A mudança está em nós, e não no outro. 

Assim, não tenho problema algum de me afastar desse tipo de pessoa, pois o ser agradável faz parte de olhar o outro acima de si mesmo. Por isso, me afasto.

Aprendi durante esse período que quem tem obrigação de ser agradável sou eu, e não o outro para comigo. Que devemos conquistar com carisma a amizade do outro. No mínimo, sejamos educados e tentemos ter bons relacionamentos!

E isso não depende do outro. Depende, exclusivamente, de mim. Apenas, de mim. De cada um.

Que peçamos a Jesus para sermos pessoas agradáveis com o outro a fim de que o ambiente exale um bom perfume. Que tentemos, com ajuda de Deus, a facilitar a vida de cada um, que vivamos harmoniosamente bem com o nosso semelhante. Isso traz benefícios a si mesmo! A vida já tem tanto peso, não é mesmo? 

Eu já tenho feito a minha parte e você?

"E para Deus sobe, das nossas vidas, o saudável perfume da presença de Cristo em nós, e que é notado por todos, tanto pelos salvos como pelos inconvertidos"
- 2 Coríntios 2:15

"És responsável pelo que cativas, mas, principalmente, pelo que deixas de cativar"
- Marcelo Herval
(Escritor brasileiro)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas