Quanto Mais Perto, Menos Vê



Certa vez, assisti um filme juntamente com umas colegas da pensão a qual morei por 6 meses em Porto Alegre/RS, o qual se chamava "Truque de Mágica".

Me encantei com esse filme desde o primeiro momento que ouvi a sugestão de uma delas apenas pela palavra "mágica". Sempre gostei de mágica desde criança e nos circos que ia durante essa fase era a parte que mais eu gostava e prestava bastante atenção.

Assim, sempre que há algo relacionado a "mágica", tenho imensa vontade de ver e apreciar. Mesmo sabendo que é uma ilusão da mente. Adoro!

E o filme basicamente traz uma lição muito verdadeira e seu foco central está concentrado na seguinte afirmação:

Quanto mais perto, quanto mais pensa que vê, 
mais facilmente é enganado ou menos percebe.

E isso tenho aprendido durante minhas vivências de relacionamentos com pessoas. O ser humano, por si só, é despercebido das coisas ao redor e, por isso, é facilmente enganado e ludibriado ou não se atenta ao que está adiante de si mesmo. 

Sabe, acredito que o que nos falta é discernir, olhar de fora, ser observador.

Às vezes, temos um relacionamento com um alguém próximos de nós, que anda conosco lado a lado e pequenos detalhes de seu comportamento se tornam a chave das descobertas, porém o outro não percebe que sabemos o que sabemos a seu respeito, apesar de transmitirmos sinais com palavras e ações.

Assim, o outro está perto de nós, tão perto que não percebe o óbvio! Há situações em nossa vida que está tão na cara que parecemos cegos de tanto que não enxergamos. É preciso prestar mais atenção, focar, perceber, acordar!

"O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar"
- Clarice Lispector

Deus, muitas vezes, nos mostra algo que precisamos deixar de lado, abandonar para que desfrutemos do melhor que tem para nós. 

Ele envia sinais, mostra verdades, faz com que passemos por situações as quais possamos enxergar o óbvio e, mesmo assim, não vemos, não nos atentamos e, ao final, somos consumidos pelo pecado e sofremos as suas consequências.

Desse modo, convido a você a sair um pouco de perto para que possa enxergar mais longe, pois quanto mais perto, menos vê. Seja um observador das situações, tente enxergar além do que se vê.

Jesus disse que não devemos nos fixar ao que se vê, mas ao que não se vê.

"Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, 
mas no que não se vê, 
pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno"
- 2 Coríntios 4:18

A maioria das coisas que vemos são ilusões de nossa mente e, acredito eu, que por essa razão, Jesus nos ensina a não ver a realidade tal como se apresenta a nós. É um exercício constante que devemos aplicar em nossa vida. 

Cuide de enxergar o que está na sua cara, diante de você, mas de longe! Não leve apenas como algo sem importância, do cotidiano. A correria, os afazeres nos impedem de ver. Esteja de longe observando. 

"O óbvio é o que menos se enxerga"
- Fernando Vieira Pereira

Que Jesus nos ajude a enxergar o que Ele pretende nos alertar. Ter discernimento de olhar o óbvio. Muitas vezes, estamos cegos. Que possamos acordar e ter mente:

Quanto mais perto, menos vê.

"O óbvio é aquilo que ninguém enxerga, até que alguém o expresse com simplicidade"
- Khalil Gibran
(Ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor libanês)
Postar um comentário

Postagens mais visitadas