Pular para o conteúdo principal

Se Sabemos Tanto Porque Não Agimos Corretamente?


Se Sabemos Tanto Porque Não Agimos Corretamente?

Bem-vindo ao mundo do conhecimento científico! 


Esse é o mundo em que supostamente muitos dizem viver, a Era do conhecimento. Nunca se evoluiu tanto na busca de respostas para todo tipo de problema.

A cada dia somos bombardeados com "sugestões" do tipo:


  • "faça isso ou aquilo que você se dará bem"
  • "pare de sofrer, ele não merece sua dor"
  • "siga esse método infalível para ser mais feliz"
  • "tudo passa nessa vida, por isso, levante a cabeça"

Sugestões desse tipo e muitos outros semelhantes estão expostos diante de nós diariamente. 

É como se as pessoas soubessem superar seus problemas, soubessem resolver o que você está passado quando, na verdade, elas mesmas não conseguem nem lidar com os seus quanto mais superar!

Só que esquecem de um componente fundamental na vida: A APLICAÇÃO DIRIGIDA!

Estamos cheios de informações, técnicas de todo tipo de superação e motivação, diretrizes, mapeamentos, planos bem elaborados, listas e mais listas do que fazer e não fazer, roteiros para lidar com o "amor" "emoções" "relacionamentos"..enfim...só há um problema: Se sabemos tanto porque não agimos corretamente? 

É incrível o conhecimento que temos a nosso dispor e muitos dizem que tem consigo e na hora de aplicar, simplesmente, são inertes! A inação é um grande problemas de muitos, inclusive, de mim!

Tenho a tendência de pensar demais, elaborar demais, traçar planos demais e, no final de tudo, a ação é o que menos faço. Por exemplo, finalizar meu e-book, livro de romance, fazer um investimento etc.

Vejo pessoas agindo, realizando, fazendo, aplicando o que sabe e me pergunto: O que falta em mim para agir? O que falta para você ter uma ação dirigida? Certamente, não é a falta de conhecimento! 

A diferença está na ação correta! Agir por agir também não é eficaz. A ação precisa ser direcionada a um objetivo, ela é consciente.  Como aplicar essa ação é que a tornará exitosa. 

Eclesiastes - 10:10
"Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, 
é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso"

Às vezes, sabemos conscientemente que temos algo a fazer ou que precisa ser feito. De imediato. 

Sabemos lidar com o que é complicado na vida, mas não sabemos lidar com o que é simples, coisas corriqueiras do dia a dia, simplesmente, com o óbvio. 

Isso ocorre porque a ação correta te levará ao desconforto, te moverá ao que te assusta, te exigirá mais do que é habitual, te colocará em um estado de "medo", requer coragem, arriscar e errar. Por essa razão, a ação não ocorre, mesmo com o conhecimento excessivo que se tem. 

O que tenho feito acerca disso tudo?



  • O autoconfronto é o que tenho aplicado contra esse excesso de saber. É simples! É agir!



    É colocar o seu ego na mesa, a zona de conforto e a rotina em estado de perigo. Considerando que a dor é boa, o desconforto é um bom aliado para não ficarmos inertes. A nossa tendência é evitar essa situação de mal estar, mas se evitarmos não vamos avançar, melhorar, crescer.

    Confronte-se e aja!


    • Pensar demais sobre o que é certo fazer nos bloqueia


    É incrível como eu me bloqueio ao pensar demais, mesmo sabendo que é o certo o que devo fazer. Se eu pensar demais, não saio da cama. Se eu ficar entre ir e não ir a um determinado lugar, pode ter certeza, não vou. Pensar demais quando você sabe que é o certo acabará por não agir.

    Nesse caso, o pensar é ruim. O que tenho feito é não pensar muito e me impulsionar a ação. Dessa forma, me arrumo e vou. Pego o celular e ligo. Mando o e-mail. Passo a escrever. Forço-me a agir. 

    • Aja em meio ao mal estar, medo, ego, orgulho


    Muitos de nós já passamos pela situação em que temos de procurar alguém para solucionar um mal entendido ou se retratar por algo que fingiu ou errou. E o que você fez? Nada. Apenas pensou ou pensa trilhões de vezes em procurá-lo, porém não age. E isso fica pendente até por anos. 

    Talvez você pense na reação em que a pessoa terá e, por isso, sente dificuldade em agir. Mas, o que precisamos lembrar é que a nossa dignidade vale mais que tudo. Estar limpo, isso é o que conta!

    Se quiser, leia meu post sobre Aja Mesmo Com Medo

    Errar não é tão ruim (até porque somos suscetíveis a isso) quanto não assumir o erro e confessá-lo. 

    Se sabemos tanto porque não agimos corretamente?

    "A hora de agir é agora! Nunca é tarde demais para fazer alguma coisa" 
    - Antoine de Saint-Exupéry
    (Escritor, ilustrador e piloto francês. Autor do livro clássico Pequeno Príncipe)

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Sobre O Passado...

                  Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

    Dê A Cada Um O Teu Ouvido

    Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

    10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

    10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

    O Rotular De Pessoas...

    Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d