Se Sabemos Tanto Porque Não Agimos Corretamente?


Se Sabemos Tanto Porque Não Agimos Corretamente?

Bem-vindo ao mundo do conhecimento científico! 


Esse é o mundo em que supostamente muitos dizem viver, a Era do conhecimento. Nunca se evoluiu tanto na busca de respostas para todo tipo de problema.

A cada dia somos bombardeados com "sugestões" do tipo:


  • "faça isso ou aquilo que você se dará bem"
  • "pare de sofrer, ele não merece sua dor"
  • "siga esse método infalível para ser mais feliz"
  • "tudo passa nessa vida, por isso, levante a cabeça"

Sugestões desse tipo e muitos outros semelhantes estão expostos diante de nós diariamente. 

É como se as pessoas soubessem superar seus problemas, soubessem resolver o que você está passado quando, na verdade, elas mesmas não conseguem nem lidar com os seus quanto mais superar!

Só que esquecem de um componente fundamental na vida: A APLICAÇÃO DIRIGIDA!

Estamos cheios de informações, técnicas de todo tipo de superação e motivação, diretrizes, mapeamentos, planos bem elaborados, listas e mais listas do que fazer e não fazer, roteiros para lidar com o "amor" "emoções" "relacionamentos"..enfim...só há um problema: Se sabemos tanto porque não agimos corretamente? 

É incrível o conhecimento que temos a nosso dispor e muitos dizem que tem consigo e na hora de aplicar, simplesmente, são inertes! A inação é um grande problemas de muitos, inclusive, de mim!

Tenho a tendência de pensar demais, elaborar demais, traçar planos demais e, no final de tudo, a ação é o que menos faço. Por exemplo, finalizar meu e-book, livro de romance, fazer um investimento etc.

Vejo pessoas agindo, realizando, fazendo, aplicando o que sabe e me pergunto: O que falta em mim para agir? O que falta para você ter uma ação dirigida? Certamente, não é a falta de conhecimento! 

A diferença está na ação correta! Agir por agir também não é eficaz. A ação precisa ser direcionada a um objetivo, ela é consciente.  Como aplicar essa ação é que a tornará exitosa. 

Eclesiastes - 10:10
"Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, 
é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso"

Às vezes, sabemos conscientemente que temos algo a fazer ou que precisa ser feito. De imediato. 

Sabemos lidar com o que é complicado na vida, mas não sabemos lidar com o que é simples, coisas corriqueiras do dia a dia, simplesmente, com o óbvio. 

Isso ocorre porque a ação correta te levará ao desconforto, te moverá ao que te assusta, te exigirá mais do que é habitual, te colocará em um estado de "medo", requer coragem, arriscar e errar. Por essa razão, a ação não ocorre, mesmo com o conhecimento excessivo que se tem. 

O que tenho feito acerca disso tudo?



  • O autoconfronto é o que tenho aplicado contra esse excesso de saber. É simples! É agir!



    É colocar o seu ego na mesa, a zona de conforto e a rotina em estado de perigo. Considerando que a dor é boa, o desconforto é um bom aliado para não ficarmos inertes. A nossa tendência é evitar essa situação de mal estar, mas se evitarmos não vamos avançar, melhorar, crescer.

    Confronte-se e aja!


    • Pensar demais sobre o que é certo fazer nos bloqueia


    É incrível como eu me bloqueio ao pensar demais, mesmo sabendo que é o certo o que devo fazer. Se eu pensar demais, não saio da cama. Se eu ficar entre ir e não ir a um determinado lugar, pode ter certeza, não vou. Pensar demais quando você sabe que é o certo acabará por não agir.

    Nesse caso, o pensar é ruim. O que tenho feito é não pensar muito e me impulsionar a ação. Dessa forma, me arrumo e vou. Pego o celular e ligo. Mando o e-mail. Passo a escrever. Forço-me a agir. 

    • Aja em meio ao mal estar, medo, ego, orgulho


    Muitos de nós já passamos pela situação em que temos de procurar alguém para solucionar um mal entendido ou se retratar por algo que fingiu ou errou. E o que você fez? Nada. Apenas pensou ou pensa trilhões de vezes em procurá-lo, porém não age. E isso fica pendente até por anos. 

    Talvez você pense na reação em que a pessoa terá e, por isso, sente dificuldade em agir. Mas, o que precisamos lembrar é que a nossa dignidade vale mais que tudo. Estar limpo, isso é o que conta!

    Se quiser, leia meu post sobre Aja Mesmo Com Medo

    Errar não é tão ruim (até porque somos suscetíveis a isso) quanto não assumir o erro e confessá-lo. 

    Se sabemos tanto porque não agimos corretamente?

    "A hora de agir é agora! Nunca é tarde demais para fazer alguma coisa" 
    - Antoine de Saint-Exupéry
    (Escritor, ilustrador e piloto francês. Autor do livro clássico Pequeno Príncipe)
    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas