Pular para o conteúdo principal

É No Vazio Da Alma Que...

Vazio Da Alma...

Uma reflexão sobre o vazio da alma ser essencial se quisermos que o nosso interior seja preenchido por Deus!


Você já percebeu que só se enche um copo quando ele não está cheio? Não tem lógica querermos encher um copo cheio, certo? Seria incoerente pensarmos que um copo cheio precisa estar mais cheio. E da mesma forma ocorre com o estar vazio da alma.

Isso me faz refletir muito. Primeiro porque se nós queremos que Deus preencha a nossa alma devemos estar dispostos a nos esvaziar. Esvaziar de si mesmo. Quem está cheio de si, não necessita de nada e, muito menos, ser preenchido por algo ou alguém.

Vivemos em uma sociedade de pessoas com muito enchimento da alma. Podemos até observar entre os cristãos, em todo o lugar e de qualquer entidade religiosa. Estão cheias de si. Colocando os seus desejos, vontades, carnalidade explícita e sem pudor nenhum verbalizando em seus corpos, atitudes. Elas se enchem a cada dia de si mesmas estufando o peito como se isso fosse belo.

Não sou diferente. Tenho momentos em meu viver diário que me encho de mim mesma. Não deixo Deus preencher meu coração com sua presença e isso é motivo de vergonha para mim e acredito que para qualquer pessoa que quer e anseia a presença de Deus, Nós falhamos muito.

Mas tenho buscado me esvaziar nestes últimos dias depois que ouvi uma pregação do pastor da Primeira Igreja Batista do Balneário Camboriú. Ele discursou justamente sobre esse fato de que para Deus preencher a nossa vida, precisamos todos os dias nos esvaziar. Pedir do Senhor esse vazio da alma. 

Senhor, esvazia-nos!

Porque devemos buscar o vazio da alma?


Acredito que por 4 motivos devemos buscar o vazio da alma:

  1. Deus só vai preencher aquilo que está vazio.
  2. Demonstramos a necessidade por Ele.
  3. Retiramos o orgulho encravado em nós.
  4. Ele resplandece e nós sumimos.


Primeiramente, porque Deus só vai preencher aquilo que está vazio. No caso, a alma. Ela precisa estar vazia. Jesus esvaziou-se a si mesmo e cumpriu a sua missão aqui na Terra. É preciso estar vazio da alma para que Ele possa preencher e operar milagres em nossa vida. 

"...mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, 
tornando-se semelhante aos homens"

Outro motivo pelo qual devemos buscar o vazio da alma é porque demonstramos com esse ato a necessidade por Ele. Um copo vazio necessita ser preenchido. Não haveria utilidade se isso não fosse uma necessidade. Assim mesmo ocorre com o estar vazio da alma. É uma questão de necessidade para que possamos ser úteis aos nossos familiares, amigos, sociedade!

Também retiramos o orgulho de nós mesmos. Se pedimos a Deus que preencha o nosso ser admitimos que sem Ele nada somos. Assim, permitimos que o orgulho se extermine de nós. Deus prevalece, o orgulho se desmancha.

Um outro ponto é que quando nos esvaziamos e deixamos Deus preencher o nosso interior, nós brilhamos. Nós encantamos as pessoas a seguirem esse Jesus. Refletimos a sua presença onde quer que vamos. As pessoas passam a querer saber o porque que agimos diferente da maioria. Nos tornamos pessoas de influência. Qual o motivo do brilho? O que ela ou ele tem de tão especial?

E, assim, poderemos responder que é a presença de Jesus, mesmo sem utilizar das palavras. Tudo isso por causa desse vazio da alma que nos submetemos diariamente. Ele resplandece e nós sumimos!

Se você quer que Jesus preencha o vazio da alma, então, peça dEle agora mesmo. E todos os dias antes mesmo de iniciar suas atividades diga à Ele que você quer se esvaziar. Deixe-o preencher com Sua presença. Isso fará toda a diferença em seu caminhar.

É o que tenho adotado como hábito. Pedido a cada dia que Ele preencha meu coração com sua presença e para que isso seja efetivo, permito me esvaziar. Pois, só assim é que realmente funciona!

Esvazie-se!

"Humilhação da alma sempre traz uma bênção positiva. Se nos esvaziarmos, Deus vai encher-nos com o seu amor" 
(Pastor, escritor britânico)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre O Passado...

              Todos nós temos um passado que nos faz lembrar de situações ou algo não muito agradável.  Se pudéssemos ter uma nova chance a cada atitude que tivemos, certamente, cada um aqui estaria disposto em ter feito algo diferente ou ter agido de forma mais amorosa. Sempre nos arrependemos de ter agido sem pensar em meio a emoções à flor da pele. Deus nos ensina que o passado serve apenas para tirarmos lições a fim de não cometermos os mesmos erros. Devemos extrair ensinamentos que nos faça mudar algo que não foi bom e que prejudicou alguém.  Jesus em um momento da bíblia diz à mulher adúltera após muitos a terem acusado de seu pecado (passado): "Vá e não peques mais" (João 8:11). Sendo assim, Ele não nos condena, mas adverte que devemos seguir a vida, abandonar o erro e não pecar mais.  Também não devemos centralizar a nossa mente em algo que foi maravilhoso, mas que já passou e que restaram apenas bons momentos. Que fique somente as eternas lemb

Dê A Cada Um O Teu Ouvido

Desde tenra idade nunca fui de falar muito entre minhas colegas da escola e isso foi sendo vivenciado durante toda a minha trajetória de vida, inclusive, a atual! Às vezes, essa atitude me deixava desconfortável, pois ao meu redor era cercada por meninas que falavam pelos cotovelos e se expressavam de forma extrovertida. Eu, como sempre, no meu canto quieta e calada. Então, passava a maior parte do meu tempo - observando as pessoas! Seus modos, falares, gestos e tinha uma vontade enorme de copiá-las! Isso, de certa forma, me incomodava ao extremo. "Gosto de ouvir. Aprendi muita coisa por ouvir cuidadosamente. A maioria das pessoas jamais ouve" - Ernest Hemingway Hoje, aos 32 anos, vejo que foi a melhor atitude que tive, embora naquela época não pensasse da mesma forma que agora. Tenho em mim algo de muito valor - o ouvido bem disposto a ouvir! Apesar de dias atrás eu querer sempre me meter nos questionamentos, discussões sobre assuntos polêmicos, qu

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos Na vida de cada pessoa os momentos em que se está junto, reunindo seja na escola, em locais abertos, nas salas, em programações especiais é importantíssimo fazer com que essas horinhas sejam agradáveis e super divertidas. Por isso, as brincadeiras divertidas em grupo se tornam essenciais para essas ocasiões. Rir e se divertir alivia as tensões e traz à memória nossa época de criancice e as coisas até fluem melhor. Tenha em mãos 10 tipos de brincadeiras para grupos grandes e pequenos que você pode fazer. Haverá muita diversão, risos, conhecimento de cada um e uma aproximação maior para surgirem novas amizades. CASO VOCÊ ESTEJA SEM IDEIAS PARA DAR AULA INFANTIL EM SEU GRUPO ESCREVI UM E-BOOK COM 6 LIÇÕES BÍBLICAS PARA VOCÊ! ENVIE O E-MAIL PARA DRIKA.CLUBINHO@GMAIL.COM E SOLICITE O SEU POR TEMPO LIMITADO!  APENAS R$ 10,00 E GANHE OUTRAS 10 NOVAS BRINCADEIRAS EM GRUPOS! 10 Brincadeiras Para Grupos Grandes e Pequenos

O Rotular De Pessoas...

Temos o mau hábito de rotular as pessoas ao nosso redor. Às vezes, é pela roupa, aparência, diplomas, status, beleza, feiura, miserabilidade, alto índice de inteligência, etc e tal! Pra piorar a situação do indivíduo, ele se apresenta a nós totalmente avesso do que é realmente e verdadeiramente, pois como uma mulher coerente e sensata, conheço o tal até onde me permite conhecer, sem me iludir com o "rótulo".  Muitas vezes, um ser rico, possuidor de muitos bens materiais não quer demonstrar tamanha riqueza financeira e por isso, esconde-se ou não permite que o outro o conheça totalmente. Sendo assim, é de direito dele. Óbvio! A verdade é que o conhecer do outro ocorre conforme o que ele nos apresenta e revela. Há muitas coisas que escondemos do outro e por isso, devemos evitar tais rótulos nas embalagens!  Integridade é o que sou comigo; honestidade é o que sou com o outro! Se o que o outro apresenta a nós é verdadeiro ou não, o problema é do caráter d